quarta-feira, 13 de julho de 2011

Porque será que quando bocejamos logo a seguir bocejam também?


O bocejo é uma acção involuntária, na qual nós respiramos fundo e abrimos a boca. Pesquisadores revelam que isso ocorre já nas nossas primeiras 11 semanas de vida. O bocejo aumenta o batimento cardíaco, elevando-o em até 30% a mais. Até hoje, não descobriram o porquê exactamente provoca a acção de um bocejo. 

Mas, existem três teorias que tentam explicar como isso ocorre.

A primeira é a teoria física, que afirma que nós bocejamos para manter uma quantidade de oxigênio e eliminar o acumulo de dióxido de carbono. Por isso, por essa teoria, nós bocejamos mais quando estamos em grupos. 


A outra teoria é da evolução, que prega que os nossos ancestrais faziam o bocejo para mostrar os dentes como forma de intimidação, territorialidade.

A ultima teoria é a de Boredom ou a de Tédio neste caso o bocejo ocorre quando alguém está numa situação de tédio ou cansaço. 


Na realidade, o nosso corpo nesse momento está tratando desesperadamente de manter o cérebro lúcido e acordado. Segundo os pesquisadores, um bocejo envia ar fresco ao cérebro, o que ajuda a manter-nos alerta. Portanto, diz o estudo publicado na revista Psicologia Evolutiva, um bocejo atrasa o sono e não o estimula, como alguns pensam. O desejo que sentimos de bocejar quando outros o fazem poderia ser um mecanismo de grupo para nos ajudar a manter-nos alerta quando enfrentamos perigo. O fato de bocejar quando se vê a outra pessoa a fazê-lo chama-se Ecocinese: imitação involuntária de gestos vistos em outras pessoas. 

Na área cirúrgica, quando um paciente boceja, o mais provável é que sua pressão arterial esteja baixando, quase nunca falha. Outro fator que leva ao bocejo é a síndrome de abstinência a heroína.













Todas as criaturas bocejam ... no fundo não há nada que possa comprovar ao certo o porquê embora existam estas teorias ... no Mithbusters ou Caçadores de Mitos também provaram que quando alguém boceja as outras pessoas têm tendência a fazê-lo!









Agora diz-me uma coisa ... Bocejaste ao ler e ver isto? Qual a teoria que achas mais provável de ser?

13 comentários:

  1. LOL eu vi a cena do mithbusters e eles isolavam as pessoas e mesmo sem se verem umas as outras elas bocejavam. por acaso nao bocegei ao ler isto, mas quase xD

    Boceajar é fixe e é por isso que as pessoas o fazem xD

    ResponderEliminar
  2. Sim, bocejei para aí 7 vezes. Até pq no trabalho eu tou sp a bocejar. A que eu acho mais provavel é a do tédio, já que no trabalho bocejo pq tou farto de tar aqui. Ah, e acho nojento teres aqui uma fotografia dum gato!!!!!

    ResponderEliminar
  3. O Bocejar é fixe?? xD bem, eu acho que é para oxigenar o cérebro.

    ResponderEliminar
  4. Provável que te chateie trabalhar xD

    Os gatos são fofinhos :D

    ResponderEliminar
  5. Os gatos são mesmo fofinhos e meiguinhos :D

    ResponderEliminar
  6. Sim são, tirando qdo se atiram às pessoas e arranham as pessoas sem mais nem menos e olham de lado pas pessoas!!!!!

    ResponderEliminar
  7. É o instinto selvagem ... são bastante dóceis essas criaturinhas :D

    ResponderEliminar
  8. São, dp da gente lhes espetar uma faca no pescoço !!!

    ResponderEliminar
  9. Este post é muito curioso porque é uma pergunta que eu me faço muitas vezez.
    Eu acho que é a primeira teoria, ou bocejamos porque é fixe imitar os outros xD
    Video esta muito bom :)
    Bocejei imensas vezes a ler isto xD

    As fotos estao muito engraçadas.

    ResponderEliminar
  10. os gatos são criaturas fantásticas ...

    Eu bocejei imenso a ler sobre isto e a escrever tb xD

    ResponderEliminar
  11. Este post faz bocejar imenso :)

    Sim são tão fantasticos que lambem os próprios genitais

    ResponderEliminar
  12. Pois faz ... xD

    Tadinhos qual é o problema ... são limpinhos :D

    ResponderEliminar