domingo, 10 de julho de 2011

Festa dos Tabuleiros




A Festa dos Tabuleiros em Tomar, começou a 2 de Julho e acaba hoje, dia 11!


«A Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal.Segundo os investigadores a sua origem encontra-se nas festas de colheitas à deusa Ceres. A sua cristianização pode dever-se à Rainha Santa Isabel que lançou as bases do que seria a Congregação do Espírito Santo, movimento de solidariedade cristã que em muitos lugares do reino absorveu as primitivas festas pagãs. O ponto alto das festividades que juntava ricos e pobres sem qualquer distinção ocorria no Domingo de Pentecostes, dia em que as línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos simbolizando a igualdade de todos perante Deus.
Esta Festa de «Acção de Graças» e de oferendas manteve as suas características inalteráveis até ao século XVII. Algumas das alterações que foram surgindo justificam-se no sentido de conferir uma maior grandiosidade a esta Festa. A tradição continua e muitas das suas cerimónias como o Cortejo da chegada dos Bois do Espírito Santo que tem o nome de Cortejo do Mordomo, o Cortejo dos Tabuleiros, a sua bênção, a forma do tabuleiro, os vestidos das raparigas portadoras dos Tabuleiros e a Pêza ou distribuição do pão e da carne mantêm-se (desde há alguns anos a esta parte também se distribui o vinho).

A principal característica da Festa dos Tabuleiros é o Desfile ou Procissão, com um número variável de tabuleiros, em que estão representadas as dezasseis freguesias do concelho. Esta procissão de dignidade, cor, brilho e emoção percorre as principais ruas da cidade, num percurso de cerca de 5 Km, por entre colchas pendentes nas janelas, milhares de visitantes nas ruas e uma chuva de pétalas que de forma entusiástica é lançada sobre o Cortejo.
A Festa é do Tabuleiro que deve ter a altura da rapariga que o leva à cabeça, sendo constituído por trinta pães enfiados em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime ou verga e é rematado ao alto por uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo.

A Festa engloba várias cerimónias tradicionais como o Cortejo das Coroas, o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo ou a chegada dos Bois do Espírito Santo, a abertura das Ruas Populares Ornamentadas, os Cortejos Parciais, os Jogos Populares, o Grande Cortejo ou Cortejo dos Tabuleiros e a Pêza que necessitam de serem pensadas e organizadas devidamente porque o fundamental é manter a tradição e principalmente respeitá-la.»

14 comentários:

  1. Curiosa a religiosidade envolta nesta festa...
    Vês não quiseste ver isso na televisão!

    Mas gostei da cultura deste post =)

    ResponderEliminar
  2. Olha lá querias tu ... queres ver?!

    Eu só distribuo cultura :D

    ResponderEliminar
  3. A festa foi bonita. E chamaram lá a azeiteirada quase toda :). Mas é isso que movimenta as pessoas. Mto bom post cheio de cultura :)

    ResponderEliminar
  4. É como dizes e bem nestas festas quer-se pimba para chamar o maior numero de pessoas ...

    Estás a ver 'cheio de cultura' ... até tu te contradizes em relação ao post anterior xP

    ResponderEliminar
  5. Não necessáriamente!! Eu disse que o post tem mta cultura, náo tu :D :D:D :D :D

    ResponderEliminar
  6. Não interessa mas sou eu que a estou a partilhar xD

    ResponderEliminar
  7. Tu és uma partilhadora :D. LOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  8. É o termo mais correcto. E se vier aí um brasuca e começar a dizer, vai ser logo feito um acordo ortográfico.

    ResponderEliminar
  9. lool mas ninguém pode duvidar disso ... hj em dia o brasileiro está no poder :D

    ResponderEliminar
  10. Mesmo. Eles estão a expandir-se pa tomar conta do mundo!!!!!

    ResponderEliminar
  11. eu tb acho xD são piores que os aliens xD

    ResponderEliminar
  12. Sim, mas os brasileiros jogam futebol melhor que os aliens :)

    ResponderEliminar
  13. não sabes ... nunca viste um alien a jogar futebol ... xD

    ResponderEliminar