terça-feira, 12 de julho de 2011

Movimento Rastafári



Sabiam que o Movimento Rastafári ou rastafarianismo é um movimento religioso?

Aposto que muitos dos que estão a ler este texto nem o imaginavam. Ora o Rastafarianismo proclama o Imperador da Etiópia como representação terrena de Jah(Deus), este nome advém da forma contraida de Jeova.

Rastafari = Ras (Príncipe ou cabeça) + Tafari (da paz)

Este Movimento deu-se em meados dos anos 20 na Jamaica, onde nele participavam a classe trabalhadora e os camponeses negros. Alguns historiadores afirmam que surgiu por conta da exploração que sofria o povo jamaicano.

Este movimento espalhou-se pelo mundo principalmente por causa da Imigração e pelo interesse gerado pelo ritmo do Reggae, mais precisamente pelo cantor e compositor de Reggae Jamaicano, Bob Marley.



Estar próximo da natureza e da savana africana e seus leões, em espírito se não fisicamente, é primordial pelo conceito que eles tem da cultura africana. Viver próximo e fazer parte da natureza é visto como africano. Esta aproximação africana com a natureza é vista nos dreadlocks, ganja, e comida fresca, e em todos os aspectos da vida rasta.

Outro importante identificador do seu afrocentrismo é a identificação com as cores verde, dourado, e vermelho, representatativas da bandeira da Etiópia. Elas são o símbolo do movimento rastafári, e da lealdade dos rastas a Hailê Selassiê, à Etiópia e a África acima de qualquer outra nação moderna onde eles possivelmente vivem. Estas cores são freqüentemente vistas em roupas e decorações; o vermelho representaria o sangue dos mártires, o verde representaria a vegetação da África enquanto o dourado representaria a riqueza e a prosperidade do continente africano.



Rasta que significa puro, natural ou limpo. Uma série de leis de dieta e de higiene foram formuladas para acompanhar a doutrina religiosa Rastafari. Um verdadeiro Rasta não poderia ingerir álcool, tabaco, mas usa a Cannabis (maconha ou ganja) de forma ritual, não por diversão mas sim para limpeza e purificação(embora Bob Marley a usa-se com o sentido de comunhão).



São basicamente vegetarianos, dando uso escasso a alguns alimentos de origem animal, ainda assim proibindo o uso de carnes suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas, caracóis e outros.
A comida que ingerem nunca tocou em químicos, é natural e não vem em latas. Quanto menos cozinhados, melhor, sem sais, condimentos, pois assim possui maior quantidade de vitaminas, proteínas e força vital. As bebidas são, preferentemente, herbais, como os chás. A bebida alcóolica, o leite ou café são vistos como pouco saudáveis.

Dreadlocks - Outro costume comum proibido era o de cortar ou pentear os cabelos. Essa tradição religiosa Rasta também é fundamentada em directrizes sagradas. O "Dread", de forma abreviada, também serve para que sempre esteja ligado com o corpo, ou seja, cada Dread é ligado espiritualmente com alguma parte do corpo.



A tradição Rastafari rasta não permite o uso (especifico para a cura de alguma doença)de qualquer tipo de remedio que não seja natural(ervas medicinais, por exemplo). Outro costume rasta, voltado á medicina, é a não presença de hospitais, medicos, etc... Além disso, possuem a crença de que apenas 'Jah'(ou tudo que provém de sua grandeza, 'naturais') pode 'curar' um enfermo, e nenhum outro ser(médicos e etc) possui essa capacidade.

Curiosidade ---> Bob Marley morreu com um cancro de pele e como Rastafári não quis amputar um dos seus dedos e o cancro foi-se espalhando, um dos seus filhos disse que no final da sua vida, Bob converteu-se ao cristianismo por causa disso.








13 comentários:

  1. Repara como distorceram as coisas com o passar dos anos :)

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz este post precisamente por isso para dar a conhecer o sentido do movimento rastafari porque tem muito que se lhe diga e no entanto as pessoas hoje em dia com a liberdade que têm fazem tudo o que lhes apetece e como querem interpretar as coisas ... é sempre cada um à sua maneira!

    Aqui está tudo bem explicadinho e eu sou fã deste movimento que já há muito anda a iludir muitas cabeças sem saberem ao certo o que é ...

    ResponderEliminar
  3. Ah e depois há muito o conceito de rastafári = drogado e não é bem assim ... e era isso que me andava a pôr chateada :) (mas já não era de agora xD)

    ResponderEliminar
  4. Mas tu afinal queres clarificar a situação por seres drogada ou rastafari??????? :D :D :D

    ResponderEliminar
  5. oh Lé está basicamente fantástico!
    essa cena de ser posto de lado por defender uma forma de viver natural e em harmonia com a natureza, é mt podre!!!
    mas enfim tudo isto por causa de interesses económicos e políticos!
    só uma pequena correcção: "Haile Selassie"
    Jah Jah bless!
    Paulofir man ;)

    ResponderEliminar
  6. LOL isto da droga anda t a bater e nao e pouco xD!
    Esqueceste-te de referir a alta badalhoquice das rastas.
    No entanto e tudo muito lindo da natureza e tal e no fim converte-se ao cristianismo porque as plantas nao lhe salvaram o dedo do pé lol.

    Agora fora de brincadeiras,é uma religião como outra qualquer, com um deus, e com crenças acentuadas, mesmo que isso lhes custe a morte muitas vezes. acho no entanto que as religioes devem evoluir como os povos e beneficiar dos avancos cientificos e tecnologicos( como nós temos o facto de a "igreja" nao aprovar o uso do preservativo). Tudo tem de evoluir e a religiao tem de se adaptar...enfim ja estou a entrar noutro tema...
    Gostei do post =)

    ResponderEliminar
  7. Sinceramente o movimento rastafári fascina-me desde sempre menos o cortar o cabelo ... de resto adequa-se perfeitamente com o meu modo de vida ... estar no meio da natureza para mim é tudo ... Seria perfeito eu viver no meio de uma selva ... Quanto ao ser drogada ... como num post que já fiz aqui ... quem não o é?

    ResponderEliminar
  8. Paulinho em relação aos interesses infelizmente hoje em dia vivemos numa enorme balança ...

    Pesa para o lado que der mais jeito ...

    Bem, o nome estava assim escrito e pensei que assim fosse ... até pensei que tivesse haver com a pronuncia ... peço imensa desculpa pelo lapso então :D

    Jah bless you too <3

    ResponderEliminar
  9. Serginho as rastas ou dreadlocks são comuns neles ... tem haver com a cultura ... nojo? não é bem assim elas podem ser tratadas ... a parte da higiene já parte de cada um! Podem lava-las ... é uma escolha que se tem ou tens os dreads sujos ou limpos ... Agora que as pessoas distorcem tudo ... isso é uma grande verdade!

    ResponderEliminar
  10. Normalmente há certas imagens que são utilizadas para passar um certo preconceito sobre algo. Infelizmente, apesar de haver a tão famosa liberdade de imprensa, as notícias que vêm cá pa fora sofrem um "tratamento" para aquilo que mais convém. Daí algum preconceito relativamente aos rastas e a tantas outras situações.
    Bom post. Como diria o Villas-boas: "é o grito de revolta!!" :)

    ResponderEliminar
  11. Sim há imenso preconceito mesmo e isso sinceramente irrita-me!

    ResponderEliminar
  12. Mas olha lá, eu tenho de concordar com o sergio. Aquelas rastas são imundas. Tou sp a ver qdo saiu um texugo ou um esquilo lá do meio :). Aquilo tá ali tudo emaranhado. Parece uma selva!! :)

    ResponderEliminar
  13. podes trata-las bem e ter higiene basta quereres isso tem haver com a higiene de cada um!

    ResponderEliminar